Você conhece o termo “Greenwashing” ?

Se não conhece, é importante buscar informações, pois o assunto tem muito a ver com sua saúde ou suas despesas com produtos de consumo.

Mercadologicamente o termo em inglês significa “maquiagem verde”. Trata-se de uma ação de marketing na tentativa de posicionar uma marca ou produto como ecologicamente correto. Ocorre que nem sempre a promessa é verdadeira.

Um exemplo clássico está no comercial da Bombril, quando o famoso garoto propaganda da marca, Carlos Moreno, comenta que “BomBril já nasceu ecológico, é feito de aço e é muito mais higiênico. Depois que a senhora usa, ele enferruja, vira pó e some.“.

Ao final do comercial a marca apresenta o slogan “100% ecológico. Você acredita nisso?

O processo de produção de aço, principal matéria-prima do Bombril, é realizado em extrair o minério de ferro e processá-lo em altas temperaturas, o que gasta uma boa quantidade de energia e matéria prima. Os publicitários, coitados, devem achar que as palhas de aço dão em árvores que crescem nas dispensas dos supermercados, que seria a forma mais plausível de se ter um produto 100% ecológico.

Enfim, a afirmação é tão absurda que fica óbvia a intenção da marca e da agência de enganar o consumidor. Eles estão mentindo para nós sem o menor pudor. Essa é a marca que diz respeitar a mulher.

E se você acha que eles pensaram melhor e mudaram seus conceitos sobre a sustentabilidade do seu produto, dá uma olhada no que está escrito no site: “Bombril Ecológico. 100% Brasil. Você usa, joga fora, ele enferruja, se desmancha e some sem acumular bactérias e sem agredir a natureza.” e “é um produto que já nasceu ecológico graças ao minério de ferro existente em sua composição, que se degrada, vira ferrugem e desaparece na natureza, sem deixar resíduos.“.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *