Qualidade: fator de sucesso das empresas

A palavra Qualidade já se tornou comum nos discursos empresariais e nas propagandas de praticamente todas as empresas. Ocorre, que o exagero na aplicação dessa expressão nos faz pensar e analisar se, de fato, a promessa é cumprida.

Recentemente, fui convidado pelo ex-aluno e colega Wagner Camargo, para participar da Semana da Qualidade da JBS, unidade Lins, e minha tarefa foi abordar o tema Qualidade no Atendimento. Aceitei prontamente o convite pois o assunto muito me interessa, e constantemente tem sido alvo de meus comentários neste espaço.20131211_111827

Na palestra realizada na manhã de hoje, minha maior preocupação foi transmitir aos participantes a importância do relacionamento, como forma de complementar os benefícios básicos do produto e produzir na mente dos clientes a percepção de qualidade relacionada à marca. Mais do que grandes estratégias, são nas pequenas ações e decisões cotidianas que a percepção de marca é construída.

Construir uma marca não é fazer o consumidor escolher a sua, ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a sua marca como a única solução para o que ele busca.foto_1 20131211_111816

Esse processo é denominado de Branding e refere-se a um complexo conjunto de estratégias de gestão da comunicação,  com o propósito de tornar claro o diferencial da marca. E não basta apenas ser diferente, tem que ser relevante, ser a solução e cumprir a promessa. E quem deve defender essa imagem não é a empresa, mas o consumidor. Portanto,  para que se alcance esse objetivo, deve haver um impecável processo de relacionamento com o cliente.

Os produtos estão cada vez mais parecidos, daí a necessidade de se destacar por meio de um atendimento de qualidade, que valorize o cliente e priorize suas necessidades e desejos.

O atendimento é um dos principais fatores de sucesso das empresas. Não basta atender aos clientes, o primordial antes de tudo é entendê-los. Só assim teremos as melhores soluções para suas necessidades.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *