Problemas no sistema do Fies impedem inscrições de estudantes

Desconfio que essa seja uma estratégia proposital do governo Dilma. Bem a cara do PT.Как демонтировать пластиковое окно

Fonte: abmes.org.com.br

Muitos estudantes brasileiros que entraram na faculdade este ano estão com medo de ter que desistir dos cursos. Eles ainda não conseguiram o financiamento para bancar os estudos, e as mensalidades já começaram a vencer

Ana Paula já perdeu a conta das horas em frente ao computador. Ela entrou em um curso de odontologia em Belém e tenta se inscrever no Fies, mas toda vez que acessa o site recebe o aviso de que as vagas estão esgotadas.

“Quando vou entrar em contato com a instituição, para ver se isso realmente é verdade, eles falam que não tem como, que é impossível porque o número de vagas lá não é limitada, é ilimitada”, afirma a estudante Ana Paula Osório.

O mesmo aviso aparece para Mariana, que passou em Medicina Veterinária, em São Paulo. A família se reveza há quase duas semanas querendo fazer a inscrição. Os estudantes que não conseguiram financiamento estão preocupados porque os boletos das mensalidades estão chegando e eles não têm como pagar. Muitos temem ser obrigados a trancar a matrícula.

“É frustrante, porque eu estou em um curso que eu gosto, que eu sempre quis. A universidade é maravilhosa e eu corro o risco de não poder continuar porque não tem como pagar a mensalidade e o site não está funcionando”, diz a estudante Mariana da Silva.

A Associação que responde pelas instituições de ensino superior no país também reclama.

“As escolas e os alunos não têm conhecimento de quais são esses bloqueios que estão no sistema que estão impossibilitando o acesso desses alunos ao programa”, explica Sólon Caldas, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Andressa é outra estudante que não conseguiu se inscrever. A tia dela ligou para o 0800 do Fies em busca de uma explicação. E conta o que ouviu da atendente:

“Ela voltou na linha e fez assim: ‘Não sei responder a senhora. O Fies agradece a sua ligação’”, conta Tânia de Lima, tia de Andressa.

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao MEC, diz que “ocorreram momentos de indisponibilidade” no site do fies e que está “tomando todas as medidas possíveis para superar as dificuldades”. E acrescenta que “o prazo de inscrição vai até o dia 30 de abril”.

Para a família de Mariana, a angústia continua. A primeira mensalidade, no valor de R$ 1.819, venceu no mês passado.

“A universidade deu prazo para gente até 14 de março para conseguir fazer o Fies”, diz Mariana.

“A gente sente o que os filhos sentem. Entendeu? Então é uma frustração se a gente não conseguir. Vai ser uma frustração muito grande”, afirma mãe Cleusa do Nascimento, emocionada.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *