Dicas para seu Planejamento Estratégico dar certo.

Fonte: administradores.com – Leonardo Siqueira

Começo falando de um grande mito que ronda o assunto “Planejamento Estratégico”, onde as pessoas acham que somente as grandes empresas precisam ter planejamento, grande erro, pois toda e qualquer empresa precisa estar organizada e deve saber para onde ir, independente de seu tamanho. O segundo mito é achar que é difícil de fazer, quem fala isso é porque não conhece ou nunca participou de um processo desses. É importante ter singularidade no planejamento, não precisa reinventar a empresa, apenas alinhar e focar qual o horizonte que ela vai seguir, além de estruturar a base para atingir seus objetivos, simples assim.

planejAbaixo alguns “alertas” para ter mais efetividade nesse processo:

Singularidade – é importante que o planejamento seja objetivo singular, nada de complexidade e objetivos inatingíveis, faça-o de maneira simples e terá os melhores resultados. Não crie muitas estratégias, no máximo 8, pois caso contrário reduzirão suas chances de sucesso, acredite nisso.

O processo é da empresa – Além de ter uma liderança forte puxando o planejamento ele não pode ser de uma área, ou da gestão, somente irá dar certo se todas as áreas se comprometerem e buscarem atender as estratégias, todos precisam saber o que é e como podem contribuir para o sucesso desenhado pela empresa.

Ter clareza na visão – a visão clara é fundamental para o desenvolvimento do Planejamento, é o norte para onde a empresa irá, se a organização tem uma visão obscura, inatingível ou etérea que não leva a lugar nenhum está fadada ao não atingimento e a frustração de todos.

Foco na Execução – É importante dar sequencia no que foi planejado, o grande erro é quando as empresas realizam o “Plan” e na hora de executar colocam as pessoas erradas ou que não tem tempo para conduzir as estratégias, outro erro é engavetar o planejamento inteiro, isso faz com que perca força e vai por água abaixo.

Recursos Disponíveis – Importante ter recursos disponíveis para implementar as estratégias, a maioria delas necessitam além de tempo, precisam de investimentos para serem concretizadas, claro que é necessário sempre fazer o payback, ou seja, o investimento tem que retornar para a empresa  com novos projetos, novos clientes ou otimizando os processos internos.

Acompanhamento – Como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”, então lembre-se que o Planejamento é um organismo vivo na organização, precisa ser revisitado constantemente (mensal ou trimestralmente) para ver se as estratégias estão sendo atingidas e caso qualquer dificuldade acontecer, ter tempo para corrigir a rota e rever as estratégias para o atingimento de sua visão.

O planejamento estratégico é para tirar as pessoas da zona de conforto mesmo, para que a empresa possa crescer e destacar seus diferenciais no mercado é mudança de atitude oportunizando identificar e melhorar suas fraquezas e transformar as ameaças em oportunidades.

“A coisa mais importante no mundo não é tanto onde nós chegamos, e sim em qual direção estamos nos movendo” – Oliver Wendall Holmes.

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