Como avaliar a nova geração com o comprometimento dos alunos

Uma das principais reclamações dos docentes é a dificuldade encontrada para trabalhar com as novas gerações e fazê-las se comprometerem com as atividades escolares. Imediatistas e impacientes, são jovens multimídia, não se desligam de seus celulares ou smartphones e parecem não estar prestando atenção ao professor. Desempenham várias atividades ao mesmo tempo.

O desafio é: como desenvolver uma aula atrativa aos olhos deles? Não há uma fórmula mágica que possa ser utilizada no decorrer de todo o curso, mas, sistematicamente, podemos utilizar os celulares ou smartphones a nosso favor, seja para gravar um vídeo ou fotografar alguma atividade avaliativa.pizza

Como disse, não há uma fórmula pronta para que o professor consiga a atenção desses jovens. Se você não pode com o inimigo, alie-se a ele ou seja, se não temos como competir com a tecnologia, que tal trazê-la para o nosso lado? Ressalto que não é fácil utilizar uma mesma metodologia para todas as aulas, mas,  cabe a nós, professores, observar a necessidade dos alunos e buscar uma ação em que eles utilizem a tecnologia como parceira no desenvolvimento de algum tipo de trabalho.

Temos que nos conscientizar de que o uso de celulares ou smartphones é uma tendência, é um caminho sem volta. Cada vez mais eles estão em nossa rotina. E porque não utilizá-los na educação?pizzaa

Recentemente realizei uma atividade com meus alunos e percebi o quanto eles se comprometeram quanto a utilização dessa tecnologia. Em resumo, o objetivo foi colocar em prática a matriz SWOT, analisando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de algumas pizzarias delivery de nossa cidade. Essa análise passou a ser feita a partir do pedido de uma pizza por telefone.

A classe foi dividida em sete grupos que escolheram a pizzaria e fizeram o pedido de uma pizza e um refrigerante. O atendimento, a identificação da atendente e a da empresa, a maneira mais adequada de abordagem, foram detalhadamente avaliados pelos alunos que também deveriam cronometrar o tempo de entrega. Em seguida, 10 minutos após o primeiro contato, os grupos ligaram novamente e cancelaram o refrigerante e pediram que a pizza fosse cortada em 16 pedaços. Nesse caso, eles deveriam verificar qual seria a reação da atendente. Aliás, nesse quesito, algumas demonstraram completa falta de capacidade e paciência com o cliente.pizzaaa

Na sequência da atividade, os alunos deveriam avaliar no momento da entrega da pizza, a abordagem do entregador, se estava devidamente identificado com o nome da empresa, se educado etc. Nesse instante é que os celulares e smartphones foram utilizados para fotografar ou filmar a ação, para que tudo pudesse ficar bem claro.

Por fim, antes de consumir as pizzas, eles avaliaram as embalagens, as promoções, a comunicação utilizada pelas empresas e a aparência do produto. Depois eles elegeram a mais saborosa.piza

Para concluir a atividade, cada grupo descreverá um relatório que demonstre o correto uso da matriz SWOT e sugerir ações para corrigir os pontos fracos (e foram muitos) e as oportunidades e ameaças identificados.

 

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *